Origem Superior da Humanidade por meio de Gigantes Longevos?

Recentemente fui tomado de uma vontade imensa para expor um pouco a respeito de gigantes longevos, que poderiam ter existido em um passado bem distante, isto é, seres humanos com, por exemplo, altura entre 3 a 9 metros, e idade avançada entre 200 anos a 900 anos. É possível? 
Dois esqueletos de gigantes longevos, verdade ou mentira?
Primeiro, há duas semanas, esse não era um assunto do meu interesse e só por meio do contato acidental com os vídeos da SpertoChannel OrigemSuperior, especificamente o playlist "Origem Decifrada", que isso mudou (não necessariamente a concordância cega com todos os elementos mostrados nele).

Aliás, após alguns compartilhamentos no Facebook, especialmente lembrando o princípio ético de verificar a fonte antes de compartilhar algo (vide figura abaixo), passei a pesquisar mais a respeito, principalmente em sites de ceticismo, como o Ceticismo Aberto, e encontrei algumas coisas interessantes.

Não seja um propagador de mentiras
Segundo, não sou especialista com formação acadêmica nas seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Química, Física, História, Teologia e Filosofia (minha formação hoje é em Computação). No máximo, leigo comum, como muitos, e bem interessado nessas e em outras áreas, porém cumprindo o dever natural de verificar as tais fontes, como todo mundo.

No entanto, para contribuir realmente na formulação de uma resposta àquela primeira pergunta, se é possível terem existido gigantes longevos, por que não formulá-la em um formato de linha de pesquisa, já que isso é apenas parte de uma tese maior?

Essa tese maior seria a origem superior da humanidade, como defendido pelo Criacionismo ou pelo Design Inteligente, e não inferior, por seres vivos menos complexos, como exposto pelo Evolucionismo.

Nesse formato, então, todos (o grupo de pesquisa) poderiam contribuir para o fortalecimento ou enfraquecimento dessa tese a partir de projetos de pesquisa. A preocupação nesse sentido é evitar colocações simplistas (geralmente motivadas por ódio em função de diferenças de crenças), por causa da falta de metodologia científica, uma vez que a resposta, na verdade, não é simples (como se resumida a um parágrafo) e estática (como se resumida a essa ou aquela evidência, num determinado tempo).

Só para esclarecer alguns termos:
  • Linha de pesquisa representa temas aglutinadores de estudos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si.
  • Projeto de pesquisa é a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência. 
  • Grupo de pesquisa trata-se de um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa.
Obviamente existem vários institutos ao redor do mundo com esse propósito (defendendo ou ignorando), porém a proposta aqui é construir de forma despretensiosa, informal (não no formato!), geralmente individual e gradativa (depende da disponibilidade de meu tempo), um material consistente (em sua justificação teórica), especialmente aos cristãos que desconhecem o assunto.

Logo, compreendo se não quiser continuar a leitura, principalmente se for um ateu ou um evolucionista.

Aliás, este blog não é um site especializado em defender o Criacionismo ou atacar o Evolucionismo, porém representa publicações eventuais com colocações pessoais (imaturas ou não), ao longo do tempo, a respeito de assuntos de meu interesse.

Assim, um projeto de pesquisa poderia ser comparar as evidências dos gigantes longevos expostos pelos vídeos de SpertoChannel OrigemSuperior com as postagens do Ceticismo Aberto. Outro projeto poderia ser identificar quais teses menores ou intermediárias podem ser validadas ou desenvolvidas a partir da tese  maior desses vídeos.

Resumindo seguem os projetos propostos:

  • Projeto: Gigantes Longevos de SpertoChannel x Ceticismo Aberto, que pode ser construído a partir do projeto seguinte;
  • Projeto: Teses Intermediárias da Origem Superior de SpertoChannel, que pode ser construído a partir de um resumo de cada vídeo (comecei a resumir o primeiro vídeo, mas acho que vai demorar).
ATUALIZAÇÃO [11/12/2014]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo