Carta de um síndico no Natal


Prezado Condômino, mesmo morando sob um mesmo espaço físico, não tendo nada haver um com o outro, escolhi deixar um Feliz Natal.
Temos regras de moradia coletiva para evitarmos ou resolvermos problemas uns com os outros, no conflito de interesses. Alguns, porém, quase sempre, possuem mais interesses. E a estes muitos chamam de problemáticos, difíceis ou os que tornam a vida em Condomínio mais complicada. Entretanto, é natural o conflito num ambiente compartilhado. Dentro de casa, o filho quer jogar videogame até mais tarde, a filha quer ficar na Internet por mais tempo, o marido quer assistir a um programa de TV diferente da esposa, enfim, mesmo com laços familiares temos conflitos um com os outros quando dividimos um mesmo espaço.
Geralmente a falta de interesse para com o Condomínio nasce por causa desses problemáticos. É natural ninguém querer problemas ou mesmo resolvê-los quando se trata de pessoas que não temos qualquer vínculo afetivo ou familiar, quando não temos nada haver um com o outro, exceto pela imposição de um regimento. E alguns até se interessam, contudo sem se envolver. São como aqueles que fazem doações normalmente uma vez por ano, na época de Natal, e o próximo contato é só um ano depois ou nunca mais. Uma esmola para não maltratar a consciência com o que vê e ouve.
Quando me ofereceram a administração do Condomínio praticamente só ouvi problemas do síndico anterior, de familiares e dos próprios condôminos. De fato, já estou vivendo as dificuldades dos interesses conflitantes. E o desconto da taxa condominial não compensa. Porém minha escolha não foi baseada num ganho, numa relação afetiva ou familiar. Foi uma escolha natalina. Se todos escolhessem apenas para ganhar ou não perder, o mundo já seria um caos.
Natal é o nascimento do interesse pelos problemáticos. Não os de casa ou os amigos, mas com quem não temos nada haver. Jesus não tinha nada haver conosco e muito menos por ladrões, assassinos, adúlteros ou mentirosos, contudo morreu por pecadores para exatamente restaurá-los e serem feitos instrumentos na mudança de outros.
Alguns enxergam o nascimento de Jesus como uma grande esmola feita ao mundo, um exemplo moral que morreu na própria cruz, pois para estes a humanidade não mudou. Contudo, a cada dia, mais e mais pessoas são tocadas por Ele de uma forma e com uma força que só os não interessados pelos problemáticos não enxergam.
Espero o seu interesse e envolvimento pelos projetos da administração nos próximos anos para um condomínio com problemáticos.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo