Popularidade da Evolução Espiritual

Numa discussão particular recente com uma amiga ficou mais claro ainda como o conceito socrático (platônico) de evolução do espírito, "conhecimento implica em virtude" (clique aqui pra saber mais), está enraizado popularmente na mente das pessoas, principalmente dos brasileiros com influencia das religiões reencarnacionalistas.

A passagem bíblica de Romanos 7.15-20 deixa em clara evidência que o "conhecimento implica em responsabilidade" mas não necessariamente em virtude.

"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." (Romanos 7.15-20).

O trecho "se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa" diz que uma vez conhecendo que algo é errado então se o fizer será responsabilizado independente da circunstância.

O trecho "com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem" diz que saber que fazer algo é bom não implica em controlar a vontade ao ponto de fazê-la. E a razão é simples: a vontade está corrompida pela natureza pecaminosa: "o pecado que habita em mim".

Por isso, geralmente ninguém concebe um espírito racional cuja moral é absolutamente má ou boa (obviamente). O raciocínio basicamente é: se pensa (racionalmente) então pode tanto fazer algo moralmente bom, basta ter um pouco de ajuda, conhecendo melhor as coisas. Isto só será verdade, se Platão (Sócrates) estiver certo. Kardec por exemplo se baseou em Platão neste ponto.

Ora, os apóstolos não ajudavam os demônios, expulsavam. E a razão era simples: não era falta de sensibilidade ou compaixão da parte deles, mas aprenderam de Jesus que são seres racionais, contudo absolutamente maus. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir" (João 10:10). São racionais porque sabem planejar e colher os resultados do que fazem. Os apóstolos não ajudavam um porco a sair da lama, porque sabiam que era um porco e não gato com complexo de porco.

E qual a razão dos demônios serem absolutamente maus? Deus os criou assim? Não. Em outro momento falo mais.

Comentários

Eliana Chirol disse…
Aislan, acredito que esse assunto esteja além do nosso conhecimento, uma vez que você possui uma opinião e eu outra.É óbvio que concordamos em alguns pontos, mas achar que todo espírito sabe o que é certo e o que é errado é um pouco demais. Se fosse assim, uma criança já nasceria distinguindo o certo do errado, uma vez que esta possui espírito.
Acredito sim que todo e qualquer espírito que não é evoluído precisa de ajuda e luz, pois, independentemente de terem consciência ou não dos seus atos, ainda são ignorantes. A evolução pode demorar séculos para um espírito, mas um dia ela chega. Qual será então o motivo da nossa existência se não a evolução?
Aislan disse…
Infelizmente vc não entendeu ou não leu direito o texto... Mas fiz comentários após suas colocações.

"achar que todo espírito sabe o que é certo e o que é errado é um pouco demais"

Nem quis dizer isto. Pode me dizer onde está isto no texto para eu corrigir?

"Acredito sim que todo e qualquer espírito que não é evoluído precisa de ajuda e luz"

Exato, mas qual a razão de pensar assim? É o que tentei dizer no texto (o que Kardec já disse com base em Platão).

Veja que no início do texto há um link para outro texto que fala melhor da idéia de evolução também existente no cristianismo (vc viu?).

"Qual será então o motivo da nossa existência se não a evolução?"

Não está confundindo consequencia com causa? É inevitável a mudança, seja boa (evolução) ou não, porque temos aí o tempo (a sucessão de novos fatos) e o aprendizado é inevitável.

E não sei se como seres finitos vamos poder entender a motivação de nossa existência, contudo acredito que o objetivo de nossa criação e das demais coisas é "para" o próprio Deus (para glória dEle - clique aqui), porque:

"tudo foi criado por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16)

:)
Eliana Chirol disse…
"o conhecimento nos permite distinguir o certo do errado e por isto podemos ser responsabilizados pelo que fizermos."

Você acredita mesmo que um espírito ignorante, tem conhecimento? Estás certíssimo quando afirmas que nos responsabilizamos pelos nossos atos,mas se erramos, é porque, de alguma forma, ainda nos falta entendimento ou evolução suficiente para não cometermos pecado.

"Acredito sim que todo e qualquer espírito que não é evoluído precisa de ajuda e luz"

Continuo afirmando isso, independente de base ou não,apesar de já ter dado pra tu perceberes qual é a minha.O problema que você quer encontrar resposta na única base em que você acredita.E o problema maior é que você não aceita a opinião alheia.
Pra teres uma idéa de como discordamos do assunto, nem o título do seu texto eu acho de acordo, uma vez que você acha que o meu raciocínio(implicitamente você intitulou aqui de popular)sobre a evolução espiritual é popular. Ora, qualquer pessoa que seja um pouco informada acerca de religião, sabe que o Brasil é um país cuja população é de maioria cristã. Partindo desse pressuposto, sua forma de pensar sobre a evolução espiritual é que é popular, não a minha.

"...o objetivo de nossa criação e das demais coisas é "para" o próprio Deus (para glória dEle), porque:

"tudo foi criado por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16)

Você me viu em algum momento dizendo que a evoluçaõ espiritual não seja para Deus?
Aislan disse…
Esta primeira frase que você citou realmente coloquei errado. Então alterei para esta: "O trecho "se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa" diz que uma vez conhecendo que algo é errado então se o fizer será responsabilizado independente da circunstância."

E concordo com você a respeito do que falou desta primeira frase que coloquei antes errado.

"O problema que você quer encontrar resposta na única base em que você acredita"

De forma nenhuma, pois o que queria era mostrar qual a base desta idéia de "espírito ignorante precisa de ajuda": Platão -> Kardec. E que contraposto a Platão tinha Aristóteles (outra forma de pensar) e os apóstolos. Apenas isto.

"E o problema maior é que você não aceita a opinião alheia."

Exatamente o contrário. No texto coloco a minha aceitação do raciocionio de que um espírito precisa de evolução por causa da premissa (crença) de que o conhecimento gera inevitavelmente virtude. Eu estava tentando explicar o (seu) raciocínio.

E por isto chamei de popular por dois motivos: 1. faz parte da aceitação geral dos cristãos católicos, cuja maioria acredita em certas pontos espíritas; 2. a maioria desconhece o fundamento lógico desta evolução (como coloquei aqui).

"Você me viu em algum momento dizendo que a evoluçaõ espiritual não seja para Deus?"

Então entendi errado. A pergunta retórica no final do seu comentário deu a entender que o sentido da existência do homem não poderia está fora do próprio homem (sua própria evolução).

O que estou tentando no fim das contas fazer é traduzir pensamentos diferentes e tentar entender como os dois pensam.

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo