Somos barro cósmico


Este comentário, postado no meu Facebook, foi devido a uma postagem da ATEA, contendo a imagem a seguir.
O melhor da ironia é o que acaba aparecendo depois, e multiplicado várias vezes! Antes, gostaria de dizer que sinceramente ignoro essas coisas, na maior parte do tempo, mas às vezes, comento algo.
Veja só, na antropologia antiga, da qual herdou o cristianismo, homem não era só constituído de "pó do barro", mas também de "ar", e sob determinada "orientação", conforme este texto, por exemplo: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente".
Aí curiosamente descobrimos em que sentido o ser humano é feito de "pó de barro", pois análises químicas da composição do corpo humano e do pó da terra mostram elementos em comum: cálcio, ferro, magnésio, oxigênio, carbono, nitrogênio, fósforo, sódio, potássio, cloro, hidrogênio, enxofre etc. O que temos hoje é uma aproximação mais exata que a dos antigos.
Aí curiosamente descobrimos em que sentido o ser humano é feito de "ar", pois, no final do século XVII, foi descoberto o oxigênio e seu consumo pela respiração, de modo que sem ele não há vida humana (algo invisível que dá vida = "fôlego"). O que temos hoje é uma aproximação mais exata que a dos antigos.
Aí curiosamente descobrimos em que sentido o ser humano é feito sob determinada "orientação", pois o DNA, um dos "maiores espetáculos de engenharia molecular deste planeta", descoberto cerca de trinta anos antes, orienta como toda espécie vivente deve ser. O que temos hoje é uma aproximação mais exata que a dos antigos.
E Carl Sagan não foi o primeiro a dizer "somos poeira das estrelas", que curiosamente poderia ser chamado de "barro cósmico", pois o apóstolo Paulo já falava em "corpo celestial" humano, mas aqui é outra história, para não esgotar o assunto.
____________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)