Entre o ambiente cristão e o ambiente político


Cresci num ambiente cristão, numa época em que não se vivia, no meu contexto, essa radical distinção entre direita e esquerda. Longas e maravilhosas amizades foram construídas nesse ambiente. Mas infelizmente senti o afastamento delas (não estou dizendo quem teve iniciativa), em função das eleições ou sobre as eleições. Para muitos, eu estaria "defendendo a esquerda", e traindo a "raiz cristã da direita".
Minha vida sempre foi marcada de grandes más interpretações. E o divisor de água nisso está entre conviver de perto e ver de longe. Quem me conhecia de perto, de um tempo mais atuante na igreja, sabe bem disso. Sabe o que passei. E apesar de tudo, o que foi superado, sem traumas, diferente de outros. E quem me "conhece" familiarmente hoje, saberá filtrar as coisas, assim espero.
Infelizmente a visão virtual cria uma falsa ideia de convivência. Pontuamos um assunto aqui e outro ali, muitas vezes, sem qualquer qualificação (profundo compromisso), e quem nos lê, logo infere qual o "seu lado". Aliás, um grande e ilusório lado! Que triste engano! Um diálogo aberto, pessoal e frequente faria tanta diferença...
Como somos humanamente incompetentes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo