"Antes que te formasse no ventre te conheci"



"Antes que te formasse no ventre te conheci" (Bíblia, Jeremias 1:5). O que essa passagem quer dizer? É surpreendente!

O ideal seria perguntar diretamente ao autor o que ele quis dizer com isso, antes de fazermos a nossa interpretação, poupando assim tempo e um grande mal entendido, porém o autor já morreu. E aí?

Para superar essa distância, existe, no entanto, a hermenêutica: ciência e arte de interpretar textos. E a hermenêutica bíblica não é diferente, pois, como ciência, “enuncia princípios, investiga as leis do pensamento e da linguagem e classifica fatos e resultados” (Zuck, 1994, p. 21), e arte, porque permite uma construção cada vez melhor ou mais prática, para interpretar textos bíblicos.

Assim, uma das regras básicas dela é usar o contexto, começando do "mais próximo" até o "mais distante", para entender a intenção do autor em seus palavras. Veja a imagem abaixo ilustrando esses diferentes contextos, no caso da Bíblia.


Começando, então, no contexto mais próximo, a do capítulo, veja os versículos anteriores e posteriores. Eis alguns bem importantes:

"Então disse eu: Ah, Senhor DEUS!" - Jeremias 1:6

"E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos." - Jeremias 1:16

Está bem claro, ao judeu Jeremias, que quem falava com ele era Deus, o "Senhor DEUS" (v. 6). E o propósito também: basicamente denunciar os pecados do povo (v. 16). Mas qual era a motivação de ter dito "Antes que te formasse no ventre te conheci"? E de que modo Deus "conheceu" Jeremias antes de sido formado no ventre?

Problema

Para resolver esse problema é preciso ouvir antes a todos e pesar o que é mais plausível. E eis alguns discursos que utilizam essa passagem (nem todos são excludentes entre si):

1. É uma evidência bíblica, a favor da (pré-existência da) alma. Na qual, Deus estaria afirmando ter conhecido a alma (consciente ou não) de Jeremias antes de estar naquele corpo.

2. É uma evidência bíblica, a favor da reencarnação (variação da primeira). Na qual, Deus estaria afirmando ter conhecido Jeremias, numa vida anterior, (em outro lugar, fora da Terra, ou não), antes de estar nesse novo corpo.

3. É uma evidência bíblica, contra o aborto. Na qual, Deus estaria afirmando haver uma pessoa, antes de haver uma vida biológica consciente.

4. É uma evidência bíblica, do propósito pessoal de Deus na criação de todas as coisas, para motivação diante do desconhecido. Na qual, Deus estaria encorajando Jeremias a seguir com a missão dada por Ele, em função de como Ele "conhece" tão bem as coisas, pois as criou.

Solução

Para encontrar a melhor solução, seria bom não se perder daquela regra citada no início, usando agora um contexto quase próximo, com circunstância semelhante (época próxima, do Velho Testamento), mas no Salmos: 

"Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" - Salmos 139.13-16.

Preste atenção aos últimos trechos dele: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda". A Medicina "vê" essa substância como "um amontoado de células, ossos, cartilagens" ou moléculas, porém Deus "vê" como uma pessoa, antes mesmo de uma vida biológica.

Com qual alternativa(s), dos problemas antes citados, encaixa-se melhor? A quarta possibilidade, mas não deixando de favorecer a terceira.

Além disso, a própria mensagem de Jeremias, durante os 40 anos seguintes, não tinha nada a respeito ou semelhante a uma esperança baseada em alma ou reencarnação, logo diminuindo a possibilidade de ter sido isso a força motivadora de sua vida profética e atribulada: "Foi desprezado e perseguido pelos reis devido à mensagem grave de suas profecias contra a monarquia, os falsos profetas, os sacerdotes e contra os injustos".

Ele precisava de uma mensagem ou esperança para suportar todas essas coisas e Deus a deu: precisou detalhar questões de formação da existência humana, para mostrar a Jeremias o quanto Ele conhece todas as coisas, principalmente o que estava acontecendo na época dele.

É bom lembrar que os conceitos ou crenças de reencarnação e alma era bem conhecidos pelos judeus da época, por causa do Egito e de outros povos próximos. E geralmente religiões não cristãs não reconhecem a autoria divina do Velho Testamento, o que seria estranho estarem usando tal versículo para fortalecer a posição deles.

Conclusão

Para Deus, qualquer ser humano, seja em formação física (aspecto material) ou projetado para existir (aspecto imaterial), é uma pessoa já "conhecida" por Ele, por uma razão simples: Deus é eterno, "conhece" simultaneamente todas as coisas, mas com um detalhe que chega a assustar, porque nossa ciência a cada dia descobre que a realidade material é cada vez "mais profunda" (veja o artigo "Nova medição mostra próton cada vez menor e desafia física").

É como "conhecer" um autor através de seus livros, sem nunca ter tido qualquer contato físico com ele. Por isso empregamos a figura de linguagem Metonímia (emprego de um termo por outro, pela relação entre eles), para facilitar (enriquecer) a comunicação humana. Você pode ter "conhecido" um autor, que já morreu, ao ponto de julgá-lo como um excelente ser humano, por causa das obras que escreveu.

Deus já nos "conhece", mas podemos "conhecê-lo" cada vez mais por meio de sua Revelação, geral (o mundo ao redor), específica (bíblica) e especial (Jesus), mesmo com toda nossa pobreza de fé e conhecimento.

-----------------------
[1] Bíblia. Jeremias 1. http://www.bibliaonline.com.br/acf/jr/1.
[2] Zuck, R. B. (1994). A Interpretação Bíblica: meios de descobrir a verdade da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
[3] Olivar Alves Pereira. Em nome dos indefesos – uma voz contra o aborto. http://www.noutesia.com.br/em-nome-dos-indefesos-uma-voz-contra-o-aborto/
[4] Esdras Costa Bentho. Jeremias: O Homem, o Profeta e a Mensagem. http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2010/04/jerenias-o-homem-o-profeta-e-mensagem.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo