O problema das fontes do livro "Deus é matemático?"


Estou decepcionado com o livro "Deus é matemático?", do Mario Livio. Até agora, na página 110, fico impressionado com a quantidade de afirmações sem fonte. Sim! Simplesmente sem fonte ou qualquer nota de rodapé (e as que estão no fim do livro não acrescentam nada!). 

E quando você lê as notas de cada capítulo, não há fontes para várias afirmações que parecem achismos, especialmente contra Aristóteles e a "favor" de Galileu.

A primeiro coisa é detonar Aristóteles como se fosse o grande mal do progresso da ciência matemática (quando na verdade foram os aristotélicos e escolásticos radicais). Ele tenta forçar a essa conclusão mas o leitor atento e que conhece um pouco da importância da Lógica na Ciência, sabe a contribuição essencial de Aristóteles, diante do misticismo de Platão.

A segunda coisa é desenhar um Galileu que não condiz com a história mais recente (aquele velho mito forçado de que ele defendia a razão em vez da fé). O cara simplesmente faz um jogo de textos sem contextos para forçar a conclusão de Galileu lutava APENAS pela ciência validada pela matemática (geometria) e não pela lógica ou pelas Escrituras Sagradas, quando na verdade ele defendia sua teologia e a física experimental pela matemática em pé de igualdade. Mas o autor não coloca as fontes de forma adequada e não dá para saber o que é citação ou opinião. Lamentável!

Dica: Veja a análise do Logos Apologética sobre Galileu para saber dos mitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo