Pensando alguns pequenos planos para TDI


Estava pensando em desenvolver um breve ensaio do fenômeno de "afastamento científico" (conceito de Thomas Kuhn) com relação à comunidade da TDI (no Brasil !?), apenas a partir de conhecimentos dos livros de Michael Behe (A Caixa-Preta de Darwin) e de Thomas Kuhn (A Estrutura das Revoluções Científicas), bem como de críticas a alguns artigos populares nas redes sociais, como estes:
Esses artigos são muito citados, mas possuem muitas confusões básicas de ciência e de DI (Design Inteligente).

Outra coisa é tentar desenvolver um modelo computacional para simular a complexidade irredutível de um sistema. Talvez possa ir além, contendo o cruzamento de vários sistemas como parte de um sistema maior.

A ideia desse modelo seria trabalhar com a seguinte descrição do método de detecção da TDI, um processo de quatro etapas envolvendo observações, hipóteses, experimentos, e conclusão:

  • Observação: agentes inteligentes produzem informação complexa e especificada (ICE). 
  • Hipótese: se um objeto natural for intencionalmente planejado, ele conterá altos níveis de ICE. 
  • Testes experimentais: os objetos naturais são testados para determinar se eles contêm informação complexa e especificada – engenharia reversa de estruturas biológicas através de experimentos de silenciamento para determinar se elas exigem todas as suas partes para funcionar. 
  • Conclusão: sendo descoberta complexidade irredutível em uma estrutura biológica, os cientistas concluem que ela foi intencionalmente planejada.
Pensando... E se o tempo permitir, fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo