Retrospectiva 2015


Este foi um dos anos mais marcantes da minha vida. Foi um turbilhão de sentimentos e de novos conhecimentos.

No registro do ano passado, aguardava o resultado do ENEM para o curso de Filosofia, e já estava envolvido em alguma pesquisa por contra própria. Foi tudo mais do que esperava. Os primeiros quatro meses foram de muita adrenalina. Muitas amizades novas com alunos e professores - alguns se tornaram especiais. Filosofia Antiga, Lógica Aristotélica, Mitologia, Ética, entre outros, adorei tudo! Especialmente na Ética a Nicômaco, incrível ter percebido conceitos essenciais na discussão da responsabilidade humana numa ótica determinista - no futuro isso pode ser importante para contribuir numa Teologia Reformada ou Filosofia da Religião.

Inevitavelmente cresci com essa ética, ao ponto de ter aplicado para reflexões cotidianas em questões de política, que novamente me inquietaram. Nesse contexto, também tomei uma posição mais moderada sobre vários assuntos, além da política. Às vezes, simplesmente fiquei em silêncio.

Quanto à Teologia, cada vez mais percebo que a literatura realmente carece de um tom filosófico mais sério e aprofundado com o mundo clássico ou helênico - ou talvez seja a pobreza de minha literatura. Por isso, acabei também entrando no curso de extensão em Grego Clássico, com primeiro semestre finalizado, com muita paixão. Adorei! Agora falta o segundo semestre. Também acabei sendo envolvido num projeto de longo prazo ligado ao movimento da TDI no Brasil - espero fazer contribuições filosóficas e científicas realmente relevantes.

A criação do blog específico (Caipe) para minha carreira acadêmica acabou não me empolgando, então removi. Mas o tempo em Petrolina e no Caipe foi inesquecível.

A especialização em Engenharia de Software e Arquitetura serviu como um meio disciplinador para uma pesquisa em Filosofia da Ciência da Computação - acredito ter feito importantes descobertas. O artigo foi submetido a uma revista em Filosofia da Informação - nenhuma resposta até agora. Também fiz pesquisas importantes sobre a relação mito e razão na Filosofia Antiga, e submeti a algumas revistas - também sem resposta. Mas essas duas produções foram iniciativa própria, para prática filosófica, coisa que não mais farei sem um coautor doutor - as revistas não aceitam bem um trabalho de graduando, claro. Nesse contexto de pesquisas, estou cada vez mais mergulhado no mundo da Filosofia da Lógica, sob orientação ainda informal (ano que vem espero que oficialize no CNPq) de Giovanni, pessoa maravilhosa! E nunca deixo de pensar ou ter insights do meu projeto de doutoramento, no qual a monografia e a dissertação são passos integrados para a tese. E por isso também entrei num curso de Alemão.

No Tribunal de Justiça, voltei à função que exercia na Phoebus, de Arquiteto de Software, e parece que vou continuar lá por um bom tempo. Foi ótimo voltar a programar, aplicando TDD, padrões, e um pouco de trabalho em equipe.

Fiz pilates, musculação (após uns 10 anos), corridas regulares na praia com amigos do trabalho. O corpo melhorou muito! Mas é impressionante como essas coisas não me empolgaram tanto quanto uma pelada de futebol - saudades disso.

Meu relacionamento com Renata adquiriu um novo nível de cumplicidade e amor, não do nada. Meu filho cresce em graça, e descobriu o mundo do Minecraft. Minha família continua linda e maravilhosa! Como é bom chegar na casa dos meus pais, e tomar um cafezinho, matar a saudade de todos, meus pais, minha irmã e meu irmão. Mas minha família parece maior, e cada vez mais, novas pessoas passam a fazer parte de nossas vidas, como se fossem filhas... E amigos novos!

Graça de Deus, nos piores ou melhores momentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo