Entenda a importância das suas atitudes no trabalho
Um dos conceitos básicos em Administração é o modelo CHA (acrônimo de Conhecimento, Habilidades e Atitudes), muito usado para definir competência, tanto que a partir dele podemos traçar um breve caminho para o talento.
Sua importância se deve principalmente em relação a manter uma atitude profissional mesmo frente à falta de reconhecimentos ou recompensas. Aliás, essa falta é uma das principais causas da desmotivação em querer fazer as coisas.
Em relação ao primeiro item, é comum encontrarmos pessoas com muito conhecimento porém ainda sem o tato ou a capacidade em saber fazê-lo na prática. Pode ser o caso, por exemplo, de estagiários ou profissionais recém-formados.
Profissionais experientes, por outro lado, geralmente apresentam muitas habilidades, mesmo com pouco conhecimento, em por as coisas para funcionar.
No entanto, com conhecimento e habilidades, ainda assim o talento aparece ou se diferencia à empresa quando o profissional tem principalmente atitude.
Um exemplo disso acontece quando alguém toma para si a responsabilidade pela qualidade do produto sem ninguém pedir ou quando encontra um problema, não fica calado esperando outra pessoa pegar essa "batata quente", entre outras ações semelhantes.
E querer fazer não é fácil, pois simplesmente não é visto com bons olhos por aqueles desprovidos de determinadas atitudes mesmo com maior conhecimento e habilidades. Não é parte da equipe, mas um concorrente para esses.
Conhece a expressão "perdeu a razão" quando alguém reclama de algo porém se torna inútil pela forma como disse? O conteúdo estava correto todavia perdeu a força pelo tom como foi transmitido.
Essa mesma perda ocorre para os que ignoram as atitudes se confiando apenas em conhecimentos e habilidades. De que adianta, tantos anos numa empresa, reclamar por certas recompensas, como aumento salarial ou melhor cargo, quando a falta de atitudes não mais permite tal reconhecimento?
É preciso, portanto, manter o profissionalismo como um valor a ser defendido ou vivido e não somente recompensado.
Infelizmente as atitudes geralmente são melhor percebidas pelos mais próximos e os outros itens pelos mais distantes. Por isso é crucial um sistema de avaliação com várias fontes para não conduzir a empresa a resultados desastrosos e "invisíveis".
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