Quine e a tal analiticidade de Leibniz de novo

Explicação de Leibniz da sua "analiticidade"
Lendo "Dois Dogmas do Empirismo" de Quine, novamente me deparo com uma citação crítica a Leibniz semelhante a feita por Russell, que não reflete o pensamento completo do próprio Leibniz (e não precisa ler muito para perceber isso), quanto ao que ele entendia por analiticidade das verdades de razão.
Na página 38, Quine diz: - "falou das verdades de razão como verdadeiras em todos os mundos possíveis"; - "não poderíam, em nenhum caso, ser falsas"; - "enunciados cujas negações são autocontraditórias. Mas essa definição tem pouco valor explicativo".
Mas Leibniz diz tais enunciados nada falam do mundo ("não diz nada")! A verdade aí não é factual, mas semelhante a resolução de uma equação matemática como "2 + 2 = 4", que no fim resulta numa identidade como "4 = 4", só que seriam noções ou caracteres a serem resolvidos e não símbolos matemáticos. E ninguém cita os exemplos de Leibniz que explicam por que "o predicado está no sujeito" (isso é de Leibniz e não de Kant!) e por que a negação é autocontraditória. É bem simples o exemplo.
E na página 59, Quine finaliza sobre o primeiro dogma dizendo que o componente factual dos enunciados analíticos é nulo. Mas Leibniz (na minha leitura!) sempre disse isso. Certamente vou voltar a esse ponto outras vezes, para ver se não estou me confundindo com algo básico... Será que havia um acesso incompleto às obras de Leibniz?!
Quando falo do Leibniz me refiro ao livro de Bertrand Russell "A Filosofia de Leibniz". E o do Quine, "De um Ponto de Vista Lógico".
------------------------------------- RUSSEL, Bertrand. A Filosofia de Leibniz (uma exposição crítica). São Paulo: Editora Nacional, 1968. LEIBNIZ Brasil. www.leibnizbrasil.pro.br (recomendo).

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