O que é Motivação?
"Primeiramente, encontre algo
que você goste tanto de fazer que não se importaria de fazê-lo sem receber nada
por isto; aprenda então a fazê-lo tão bem que as pessoas se sintam felizes em
lhe pagar para que o faça“ - Walt Disney.
Para você, o que é motivação?
Motivação é um tema vasto e variado, dependendo de quem fala. Por isso é importante entender o
contexto de sua apresentação. Especificamente,
dentro da Administração, com o apoio da Psicologia, na análise do ser humano
individualmente, é possível aplicá-la nas empresas através de um modelo de comportamento organizacional.
Nela, motivação é
uma das variáveis
independentes (valores, atitudes, aprendizagem etc) utilizadas na construção desse
modelo. Essas variáveis são as supostas causas na mudança de variáveis dependentes (produtividade, rotatividade etc).
Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto de
indivíduos, de grupos e da estrutura sobre o comportamento dentro das
organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
A idéia
basicamente é remover a intuição por um estudo sistemático. Aquela frase de Walt Disney era apenas uma
sensação ou ou se encaixa num estudo de relacionamentos entre variáveis?
Certamente não
é precisa como a Física nem busca formular absolutos, porém ajuda a fazer
“previsões razoavelmente acuradas”. Uma boa analogia disso é a charge do J. B. Handelsman:
"Sou um cientista social, Michael. Isto quer dizer que não sei explicar as
coisas como a eletricidade, mas, se um dia você quiser saber qualquer coisa
sobre as pessoas, eu sou o cara certo.“
Robbins, então, com os estudos do comportamento organizacional, elaborou uma “fórmula”, uma
representação ou abstração da realidade, enfim, um modelo. Nele podemos ver
relações de causa e efeito entre variáveis e níveis.
Especificamente
com relação à motivação, a partir da matéria-prima humana, é possível ver sua
influência e relações ao nível do indivíduo, por conseguinte, no resultado
humano como produtividade, satisfação, rotatividade etc.
Além do Comportamento Organizacional, dentro da Gestão
de Pessoas, outro campo de estudos, a motivação é um tema tratado com a
mesma importância, porém abordando um enfoque ou metodologia diferente, como o
apresentado por Chiavenato dentro de uma estrutura de processos.
Nesse caso, o
processo de “Recompensando Pessoas” traria algo sobre motivação através dos
programas de incentivo, contudo não com a mesma profundidade do Robbins (o foco
aqui).
Só para se ter uma idéia da importância desse tema, basta saber que nos “EUA 55% dos
trabalhadores não têm qualquer entusiasmo com seu trabalho” (Instituto Gallup).
Genericamente motivação define-se
como um processo
interno responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços da pessoa para o
alcance de uma determinada meta. Logo é
preciso levar em conta a quantidade, a qualidade (focado e objetivo) e a
manutenção do esforço necessário para alcançar os objetivos organizacionais.
Explica aquela
frase de Walt Disney? Conhece alguém ou situação que apresenta um grande esforço no começo mas nunca
consegue chegar até o fim? Ou chega a um objetivo errado apesar do grande esforço?
Na verdade, essa definição está
alinhada com várias teorias motivacionais que são usadas em diferentes práticas nas organizações. Exemplo dessas teorias e práticas são:
- Fixação por objetivos, usada para fundamentar a administração por objetivos;
- Teoria do reforço, usada para fundamentar programas de reconhecimento;
- ERG, usada para fundamentar programas de envolvimento;
- Teoria de dois fatores, usada para fundamentar o enriquecimento de tarefas;
- Teoria da expectativa, usada para fundamentar programas de remuneração variável;
- Teoria da equidade, usada para fundamentar planos de remuneração por habilidades.
Em breve mais sobre essas teorias e suas práticas.
Referências:
- Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato.
- Comportamento Organizacional, de Stephen P. Robbins.
- Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais.
- Gestão do Fator Humano - Uma Visão Baseada em Stakeholders.
Esse assunto foi apresentado numa palestra (aula) à turma de Administração, do quinto período, do IESP. Seguem os slides:
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