Aprendendo uma disciplina de conhecimento pelo todo básico inicial e não por partes lentas, um breve pensamento


Estava fazendo um "resumo geral" do livro "Lógica e Álgebra de Boole" de J.Daghlian, o qual tive contato há mais de 10 anos, e, na época, não tinha entendido bem o todo, quando cheguei ao final de uma disciplina de eletrônica, porque essa lógica me foi apresentada, em uma sequência de partes, sendo cada parte apresentada em um longo período de tempo. Ao fim, a impressão foi de ter passado por partes que não pareciam conexas, ou pior, componentes de peças maiores. Foi aquele ditado: "só sei que é assim".

Agora fazendo esse "resumo geral" no livro, percebo como as partes estão conectadas, distinguindo o essencial do acessório, por exemplo, sem necessariamente fazer um treinamento ou especialização em cada parte (apenas se restringindo a entender o conceito básico e como está relacionado com o seguinte ou anterior). Isso me permite fazer aprofundamentos posteriores sem perder de vista o cenário maior. E dessa forma, consigo memorizar e recuperar melhor as informações. Ter um noção de alvo e de início, facilita a nossa cognição a armazenar e recuperar melhor a informação.

Assim, um aprendizado ruim de 6 meses foi resumido num aprendizado preparatório de 2 horas. O resto é exercício (treinamento) para aprofundamento e não necessariamente para entendimento do contexto maior: Lógica e Álgebra de Boole.

Esse problema e solução podem ser aplicados a outros conhecimentos, compostos de partes, das quais se podem fazer especializações ou treinamentos.

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