O que é Filosofia?

Escola de Atenas (1511)
O que é Filosofia?
(26/03/2015, 8:30h-9:27h)

É a possibilidade de conceber a semente de um ecossistema intelectual, não por meio de mitos, nem de religiões ou teologias, nem das ciências, ou mesmo por suas engenharias, nem de artes, mas também permitindo o desenvolvimento, morte ou ressurreição, de todos esses ecossistemas.
O conhecimento mítico não tem pretensão teorética alguma, pois qualquer fantasia, ou animação do inanimado, é suficiente para explicar algo, satisfazendo a mente, não o racional. Seu crescimento, ou pior, sua frutificação acontece pela falta de crítica racional.
O conhecimento religioso, por sua vez, não sistemático como o teológico, apesar do forte dogmatismo em seus praticantes, ou mesmo dos mitos, que possuam existir, nenhum deles buscam tais males, porém oferecer um sentido espiritual e uma prática moral, baseados em pontos de fé, que se irracionais, não por definição, mas por acidente de seus doutrinadores, pois essa crença é uma oposição à visão, não à razão. Ainda assim, é um conhecimento sem pretensões a outros ecossistemas intelectuais.
Já o conhecimento científico, mesmo racional em seu método, não permite a contemplação em seus resultados, apesar da grande utilidade para a sociedade desses frutos. ora, sem Filosofia seu progresso é operacional, gerencial, metodológico, instrumental ou tecnológico, enfim, mesmo frutos com milhares de sementes para grandes plantações, não é capaz naturalmente de gerar outras espécies, nem muito menos outros seres.
A arte é a singularidade de cada mente para impressionar ou não o outro, seu pedagógico ou não, em qualquer um desses ecossistemas, contudo sem pretensões racionais.
Assim, entendendo primeiro o que não é Filosofia, é possível caminhar para sua natureza racional e teórica, incorporar suas qualidades, para construir novos ecossistemas cognitivos, desenvolvendo-os ou os transformando, pois quem conhece a semente, melhor enxerga as pertubações internas e externas, de cada espécie cognitiva.

E felizes os que encontram tal natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)