Entendendo Diferenças Religiosas - IV

Agora saindo do contexto Protestantismo x Espiritismo, temos mais diferenças como o Protestantismo x Catolicismo e o Protestantismo Calvinista x Protestantismo Arminiano.

1.

O ponto clássico do Protestantismo x Catolicismo é em torno da Justificação pela fé ou pelas obras. E o do Protestantismo Calvinista x Protestantismo Arminiano é em torno da Salvação com ou sem predestinação/eleição.

No fim das contas, discussões sem fim nestes pontos na verdade revelam a ignorância dos pressupostos de um e do outro. Os dois comparativos feitos no contexto Protestantismo x Espiritismo são um exemplo de como podemos detectar o gargalo que não permite a discussão crescer. Alimentando assim o famoso dito popular: "Religião, Futebol e Política não se discutem".

Ora, nesta confusão acaba havendo muito líder protestante pregando justificação pela fé semelhante ao do catolicismo e muito arminiano crendo em pilares do calvinismo sem querer aceitar as implicações inevitáveis de tal crença.

Clique aqui para entender melhor a diferença da doutrina da justificação pela fé no catolicismo e no protestantismo.

2.

O grande problema em entender o calvinismo é na verdade aprender "novos" conceitos de liberdade humana, vontade divina, acepção e responsabilidade. Estes são os pressupostos para entender os famosos Cinco Pontos do Calvinismo[1]. As pessoas começam errado porque pensam que estes pontos são o ponto de partida do estudo.

O calvinismo não requer apenas um elaborado conhecimento bíblico e hermenêutico, mas um pensamento (teológico) sistemático antes de mais nada. Aliás, quando você lê a sua Bíblia, você o faz com base em algum pensamento e este pensamento precisa ser antes organizado.

Outro grande problema do calvinismo não é mais de pensamento, mas de vontade. Nem sempre aceitamos ou fazemos algo agradável, mas que julgamos ser necessário ou justo. Ora, pessoas que precisam escolher entre uma vida e milhares passam por este problema pessoal. Assim não é fácil chegar a conclusão de que uma escolha cuja execução é predestinada é um ato de amor e graça se primeiro não pensarmos direito e segundo não revermos a nossa humildade.

Os pontos - os principais - que devem ser estudados a priori para o entendimento do calvinismo são:
  • a liberdade humana em diferentes estados: original, decaído, regenerado e perfeito. Principalmente a totalidade do decaído.
  • a independência e do paradoxo entre incapacidade moral e responsabilidade moral. (Paradoxo não é contradição!)
  • a aplicação de acepção de pessoas em diferentes situações: misericórdia e justiça.
  • os diferentes contextos da vontade de Deus: de desejo, secreta (soberana) e de preceito.
3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo