Medo de amar mais a Deus

Este texto é de autoria de Dudu (um grande amigo meu). Particularmente acho este texto fantástico. :) E pessoalmente nunca não vou me esquecer de uma frase que ele me mostrou quando eu estava numa fase obscura da minha vida espiritual: "Deus nos deu toda a graça não só para crermos nEle, mas também para padecermos por Cristo." (Filipenses 1:30).

Sumário
  • Introdução
  • Realidade Cristã
  • Conseqüências do Medo
  • Conclusão

Introdução

Imagine um casal apaixonado. É uma figura antiga e nascida junto com o “Romantismo” que teve origem no Reino Unido, mas ganhou força de revolução junto à Revolução Francesa no fim do século XVIII e perdura até os dias de hoje e que mudou completamente a noção bíblica ou cultural de todos os países do mundo desde então.

Uma linda garota, porém sofrida, pois vem de um relacionamento quebrado com um rapaz que conhecera desde a infância e assumiu um compromisso ainda no início de sua doce e inocente adolescência. O rapaz a traiu, a prendeu, a cercou num relacionamento sem liberdade e sem compensação alguma e o fim dele trouxe um alívio imediato para o coração da garota, apesar de uma saudade profunda dos tempos em que tinha alguém para se andar na praia e conversar sob o luar.

Alguns anos depois surge esse rapaz do nada, apesar de aspecto sofrido, mostra grande alegria e entusiasmo, interesse por suas coisas como nenhum outro e a garota volta a sonhar com a possibilidade de poder amar novamente, mas de maneira diferente, com liberdade, com intensidade e sem passar pelos mesmos traumas anteriores, mas daí acontece o problema: certo dia sua amiga clama ter visto o rapaz por quem ela se apaixonou e agora namora, acompanhado de outra pelo parque, “Se beijavam e se acariciavam”, chorava a amiga em confissão.

Nesse momento os sonhos tremem e sente sua vida desmoronar, não pode deixar de acreditar em seu amor que tanto tem dividido com ela, tampouco não dar crédito à sua amiga de tantos anos que só quer seu bem e uma decisão precisa ser tomada.

“Não quero saber do que houve, vou ignorar e continuar com ele sem procurar saber se isso é verdade ou não, assim serei feliz!” e assim passa a ignorar as saídas do namorado á medida que é cada vez mais grossa e impaciente sem nem dar chance ao seu namorado de saber o que se passa. E assim passa uma vida de insegurança por medo de falar com seu amor sobre o que um dia ouviu de alguém.

Realidade Cristã

Esse é o retrato de muitos apaixonados pelo Evangelho, mas que preferem não se aprofundar no conhecimento da teologia por medo de encontrar algo que decepcione sua limitada mente e o faça desviar-se de seu amor e o limita num relacionamento que a bíblia diz ser de tal maneira que o leve à estatura de varão perfeito.

Oséias 4:6 fala que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento e que rejeitar o conhecimento é rejeitar o próprio Deus, de se ter um relacionamento pleno com o pai tanto em intimidade como em conhecimento.

Conseqüências do Medo

As rejeições ao conhecimento causaram as maiores atrocidades conhecidas hoje no mundo, o mesmo evangelho que causou a conversão de um dos maiores perseguidores de pessoa relatado pela Bíblia, Saulo de Tarso, foi “responsável” pela Inquisição, Cruzadas, expansão do império Romano e tantas outras coisas que se vêem hoje em dia e causam um 3º nível de humilhação de Deus, já que Ele confiou sua reputação á Igreja. A rejeição ao conhecimento, a perguntar ao namorado se ele o vêm traindo faz com que se perca uma profundidade em relacionamento que fará com que o olhar do amante seja reconhecido em qualquer expressão de sentimento, seja dor, tristeza, alegria ou mentira; assim se torna nossas vidas quando nos permitimos questionar e conhecer mais do Deus que nos tirou do lamaçal de pecado para comer à sua mesa, a profunda intimidade vai além da barreira da oração, vai na história desse Deus, buscando coletar qualquer informação sobre seu caráter e feitos, busca os lugares por onde esse Deus passou, saber de outras decepções que esse mesmo Deus teve, suas tristezas, alegrias e conceitos sobre todos os outros amores que já teve, e também, seu histórico de maneira que se possa conhecer completamente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade do foco de nosso amor.

O medo de conhecer de modo tão profundo que venha a se decepcionar é um medo tão condenável quanto a dúvida em relação a existência do próprio Deus, pois não se crê que Ele é tão perfeito, Santo, justo e soberano como diz seu “currículo”, já que haveriam “podres” que fariam sua fé vacilar diante desse Deus de reputação e passado duvidosos. Temer se decepcionar com Deus por estudar teologia também põe em cheque o amor pelo próprio Deus e a consciência de limitação, pois como poderíamos, como nossa mente finita, nos atrever a traçar um perfil apurado e perfeito sobre a linda, perfeita e ilimitada mente de Deus, e onde estaria o amor ordenado por Deus na Bíblia?

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” diz Marcos 12:30, mas com os conceitos de amor que vimos hoje na bíblia não conseguimos entender que amor seria esse e podemos chegar à conclusão que amamos a Deus de maneira errada, incompleta e temos feitos promessas mentirosas de amor a Deus. O amor difundido nas várias formas de mídia é um amor que provém do hedonismo, um amor sentimento, um frio na barriga e uma admiração tal pela pessoa que você poderia morrer por ela, mas que é tão inconstante quanto um pêndulo de relógio, pois é baseada no maior dos enganadores, no coração. O amor de Deus envolve sim o amor proferido nas mídias, pois deve ser de todo coração, mas vai mais além, é de toda a alma e de todo entendimento, não vou entrar em estudos sobre alma e entendimento, mas esses dois somam mais da metade de como devemos amar a Deus e ao nosso próximo, e atenta muito mais ao amor escolha que ao amor sentimento, portando é um amor que decidimos amar e é construído em cima de experiências, intimidade e conhecimento de Deus, e recusar-se a conhecer mais desse Deus, seria por em dúvida e desobedecer o principal mandamento.

Conclusão

Somos seres pensantes, questionadores, isso nos tem feito evoluir e sobreviver, se não fossem pelos questionamentos de Abraão, Ló e sua família teriam sido destruídos em Sodoma, se não fosse por Moisés Israel do mesmo modo e assim por diante. Deus não nos daria uma mente capaz de produzir salmos tão profundos de angústia humana se não devêssemos usar, e é de tal maneira usada quando trabalhada junto com Espírito Santo que produz uma intimidade tal qual foi a de Davi com Deus, ao ponto de ser segundo o Seu coração e ter sido dada a ele a promessa que o Libertador e Rei perpétuo viria de sua linhagem. Salomão é o maior exemplo de sabedoria, que por ter sido dada com Deus, produziu a maior mente pensante e aplaudida de todos os tempos.

A coragem de perguntar pode livrar a namorada de ter uma vida sofrida e desconfiada diante do amante e pode fazê-la descobrir que o rapaz visto por sua amiga era um primo muito parecido que mora perto da praça ou uma mentira de uma amiga apaixonada por seu amor e produziria uma confiança, um relacionamento tão mais junto que todos os obstáculos seriam mais facilmente superados, os levando a um nível, um padrão bem mais alto de profundidade na intimidade.

O medo de estudar de Deus, de aprender teologia deveria ser temido por todos os que clamam amar a Deus e abrir mão de sonhos, planos e vida por Ele. A submissão à vontade de Deus e a seus preceitos deve ser total, e a confiança também. O aprofundamento é de tal forma importante que nos levará ao desvendamento profundo, submissão verdadeira e nos levará à varonilidade perfeita. Então que o medo que tenhamos seja o medo de ter medo de estudar teologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo