Compromisso no Scrum não é pessoal, mas estruturado em ações

5 Valores do Scrum: Compromisso, Abertura, Foco, Respeito, Coragem

Assim como no XP, o Scrum possui valores que fundamentam seus princípios. No caso deste, existem doze conforme o Manifesto Ágil

As práticas por sua vez, geradas a partir desses princípios, tornam possível trabalhar em função desses valores. Logo, não é uma questão de seguir ou não tais valores como se fosse uma escolha pessoal, porque já estão materializadas nessa estratégia de trabalho.

As empresas tradicionalmente buscam evitar mudanças não planejadas deixando os requisitos o mais claro e preciso possível. Na prática isso é infrutífero ou ilusório pois num mercado competitivo, cujos clientes buscam o menor prazo e a maior qualidade, as mudanças são constantes e necessárias com o desenvolvimento de software.

Compromisso no Scrum não é uma atitude pessoal de assumir entregar tudo a qualquer custo, de todo jeito ou de cumprir tudo o que foi prometido, porque simplesmente ficou acordado entregar um conjunto de coisas num determinado prazo. O compromisso é alcançado pelo Scrum e não o contrário.

Cuidado! Se você trabalha assim com software já deve está experimentando ciclos de frustração e a razão é simples: a "mudança é uma constante e o problema é a falta de habilidade com ela.". E o Scrum possui uma estratégia!


O compromisso se torna real no conjunto das várias ações do Scrum. Vejamos a partir de algumas dessas ações:
  • Na estimativa da história e no tamanho da sprint;
  • No tamanho da tarefa de uma história;
  • Na priorização das histórias de uma sprint;
  • No acompanhamento diário do PO.
Primeiro, o acordado entre equipe e PO é feito em cima de dados e não de intenções. Cada história tem uma estimativa necessária para ser feita com base na experiência da própria equipe. Baseada nessas estimativas, a equipe então possui condições para dizer quantas histórias pode ou não fazer em determinado prazo, determinando assim o tamanho de sua sprint. Não é um compromisso pessoal mas planejado e embasado.

A quebra da história em tarefas de no máximo um dia, permitindo à equipe um acompanhamento diário no Daily Standup Meeting, é uma forma interna da equipe alcançar o compromisso detectando antecipadamente o menor distúrbio no planejado e tomando as devidas ações para os efeitos não impactarem a história por mais de um dia. Não vai deixar de haver impacto, porque não foi possível evitar uma mudança negativa, porém a reação não precisou ser feito no final do prazo, no entanto o mais cedo possível.

A priorização das histórias dentro da sprint permite manter o compromisso da equipe em se focar apenas no que é mais valioso ao cliente caso mudanças negativas ocorram e impactem a entrega da sprint. Não é esse o propósito maior dos ciclos curtos dos processos incrementais e iterativos? Se não for possível entregar tudo por causa das mudanças negativas, então é melhor entregar um incremento (parte menor funcional, testada e integrada) contudo de maior valor ao cliente.

Por fim, o PO não é o cliente. É seu representante e membro também da equipe. Dessa forma, não adianta ficar esperando duas semanas depois o resultado. Isso quem faz é o cliente! Ele é um membro ativo e precisa usar as ferramentas do Scrum para antecipar o tratamento dos problemas que surgem diariamente e sugerir mudanças que possam garantir a entrega de histórias de maior valor possível. Seu compromisso ocorre quando participa ativamente do Daily Standup Meeting.

É importante deixar claro qual o sentido de compromisso é assumido para evitar frustrações desnecessárias e desvirtuadas dos valores do próprio Scrum.

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