As dúvidas nos aproximam, não as certezas


Acredito que as dúvidas nos aproximam, não as certezas. Tenho dificuldades em me aproximar, para dialogar pelo menos, dos que estão certos sobre meus sentimentos ou sobre minha condição, quando em discordância dessa certeza. Ora, estão certos! Assim, se me aproximo, em discordância, diante dessa certeza, sinto-me como aceitando minha condição inferior de ser corrigido do erro, que um ser racional não deveria ter. Nesse sentido, tenho dúvidas da responsabilidade dessas certezas. Ou estão transferindo suas certezas para outros mais afetuosos ou mais poderosos ou mais amados?
Até hoje, e mais fortemente em séculos recentes, entre XVII e XIX, especialmente no campo filosófico, o "raciocínio more geometrico era o modelo proposto aos filósofos desejosos de construir um sistema de pensamento que pudesse alcançar a dignidade de uma ciência. De fato, uma ciência racional não pode contentar-se com opiniões mais ou menos verossímeis, mas elabora um sistema de proposições necessárias, que se impõe a todos os seres racionais e sobre os quais o acordo é inevitável. Daí resulta que o desacordo é sinal de erro" (Chaim Perelman. Tratado da Argumentação. Introdução). Esse tratado foi um divisor de águas na restauração de uma disciplina, há muito tempo ignorada, mas ali bem presente nas relações humanas: a argumentação. Disciplina essa sob o verossímil (em oposição ao certo). Assim passo a falar da #grevegeral dessa sexta. Ouço certezas de que foram grupos pequenos ou infiltrados ou comprados com "mortadela". Ouço que os incomodados são burgueses com ódio desprorpocional por causa do mero trânsito interrompido ou pobres que se acham de direita ou pequenos que se acham grandes empresários. Tenho dúvidas dessas certezas. Parecem formas de ridicularização, e isso não parece gerar uma boa aproximação. Mas tudo o que disse aqui não é problema algum aos que estão acostumados (passaram) a viver com dúvidas, ou melhor, com o equilíbrio e com a responsabilidade do verossímil. Talvez saibam disso, e talvez não tenham ainda isso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo