O lugar do síndico

Ninguém praticamente se preocupa em saber o lado do síndico, todo o lado do síndico.
Síndico é um cargo de trabalho colaborativo com ajuda de custo. Existe o trabalho colaborativo sem ajuda de custo, que geralmente acontece nas ONGs. Normalmente as pessoas estão envolvidas na maior parte de seu tempo (horário comercial) num trabalho de subsistência.
O trabalho de subsistência prover o pão de cada dia para a família. Os outros, não. E por isso o tempo de dedicação é maior, em torno de 44 horas semanais. E consequentemente uma maior necessidade de descanso. E aí temos o horário comercial de descanso, normalmente entre 12:00h e 14:00h e noite, e o dia semanal de descanso, domingo. O ser humano precisa de descando para atividades corriqueiras ou fadigantes.
O trabalho de subsistência também fornece o suporte para outros trabalhos: pessoal e familiar. Normalmente as pessoas dedicam parte do seu horário comercial de descanso para desenvolver e viver sua família – auxiliar no lar, cuidar de filhos, aproveitar a vida com a esposa, etc –, para criar e manter projetos pessoais – estudo para concursos públicos, leitura, espiritualidade, voluntariado, etc –, enfim, em quase metado do horário comercial, 22 horas semanais (2 de cada dia da semana mais 4 de sábado e mais 8 de domingo, sem considerar a noite), precisa encontrar forças para sacrificar o descanso e se dedicar a outras atividades.
E dentre os trabalhos pessoais, há o do síndico. Então tenta imaginar, quanto de tempo ou horário será preciso dentro o de descanso, tirando as prioridades da família e outras pessoais. Uma dica: bancos e serviços públicos não funcionam no fim de semana. E no horário de almoço alguns serviços param porque o serviço não tem mais de uma pessoa para a mesma atividade – o ser humano precisa descansar e se não tem ninguém para substituir, serviço não existe, naturalmente.
Ajuda de custo não é para subsistência! É um prêmio ao condômino que resolveu colaborar na administração do Condomínio, em um pouco do seu horário de descanso, desde que não cause prejuízos pessoais, familiares e de trabalho para subsistência.
Antes de procurar o síndico, pense se no momento não estará interrompendo principalmente o seu trabalho e família. Se sim, basta procurar um dos funcionários para repassar a solicitação no momento oportuno.
E se acha que o síndico cria “barreiras de comunicação”, por não publicar o seu número pessoal de celular ou por não atender na própria casa ou lar, então se pergunte que tipo de trabalho garante o pão de cada dia dele e se o ser humano precisa de descanso e de vida.
A razão de o síndico normalmente ser uma pessoa aposentada, com trabalho flexível de horário é óbvia agora. Por isso, quando o trabalho do síndico começa a passar dos limites é hora de pensar em colocar alguém que tenha tempo ou só se dedique a isto!
(Tentando conscientizar o povo do meu condomínio...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras: Psicologia Cognitiva - Robert J. Sternberg

Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ Λόγος, καὶ ὁ Λόγος ἦν πρὸς τὸν Θεόν, καὶ Θεὸς ἦν ὁ Λόγος. (Como Deus e não Deus?)

Tradução e comentários de Lucas 20:34-38 - os filhos deste e daquele mundo